Algumas técnicas usadas em Terapia Cognitivo-Comportamental

Técnicas de TCC

A Terapia Cognitivo-Comportamental dispõe de uma série de técnicas terapêuticas para ajudar as pessoas a encontrarem equilíbrio psicológico e assim conseguirem sentir-se melhor. Listarei brevemente algumas das técnicas usadas para atingir os objetivos terapêuticos desejados e alívio dos sintomas desagradáveis dos transtornos mentais.

1) Registro de Pensamentos Disfuncionais (RPD)

Técnica versátil que cresce em complexidade ao longo da terapia. Consiste em solicitar ao cliente que inicialmente passe a registrar os pensamentos desagradáveis ou perturbadores que vem a consciência durante situações difíceis ou quando sozinho, em reuniões sociais, dentre outros eventos de difícil resolução (dependerá da queixa apresentada). Outros elementos são acrescidos ao registro ao longo do tempo, como sentimentos, reações fisiológicas, comportamentos, etc.

2) Espectador ou Observador Distante

Consiste em estimular o cliente a observar seus problemas sob uma nova perspectiva, como se estivesse em um teatro assistindo a uma peça ou representação a respeito de seus comportamentos. Esta técnica utiliza a imaginação e a visualização para colocar a pessoa fora do problema e assim reduzir a influencia das reações emocionais ao narrar os acontecimentos, propiciando maior lucidez as análises.

3) Troca de Papéis

Esta técnica visa colocar o cliente no lugar de uma outra pessoa, geralmente aquela que ela tem conflitos. Com isso ele será estimulado a entender o comportamento de outra pessoa e assim desenvolver maior empatia e recursos para a resolução de conflitos.

4) Identificação das Qualidades

Estimula a identificação das qualidades e pontos positivos da personalidade. Esta técnica é interessante pois geralmente as pessoas tendem a identificar mais suas dificuldades do que suas qualidades. Identificando seus pontos fortes terão maior facilidade em desenvolver melhores mecanismos de enfrentamento dos problemas.

5) Possibilidade x Probabilidade

Técnica de mudança de processamento mental. Visa estimular o entendimento da diferença entre a possibilidade de um evento acontecer versus a probabilidade dele acontecer. Esta técnica é bastante eficaz na redução da ansiedade que as pessoas sentem diante de eventos que ainda não aconteceram e que insiste em invadir a consciência durante o processo de avaliação e planejamento de ações. Ao avaliar esta relação, o pensamento se torna mais realista e a autoconfiança aumenta.

Futuramente farei mais postagens sobre técnicas da TCC. Cadastre seu email para receber as atualizações assim que forem publicadas.