Como é uma sessão de Terapia Cognitivo-Comportamental

6
Como sessão de terapia cognitivo-comportamental

A Terapia Cognitivo-Comportamental costuma despertar a curiosidade das pessoas por ser bastante recomendada por psiquiatras aos seus pacientes e também devido ao grande número de reportagens e matérias publicadas em veículos de mídia. Mas como é uma sessão de TCC e o que tem de diferente?

A TCC é uma terapia de base racional e sua principal ferramenta de trabalho são os pensamentos. Um sessão tipicamente se caracteriza por ter sessão estruturada, didática e orientada a resolução de problemas, porém não há necessidade de seguir rigidamente esta estrutura caso seja identificada outra necessidade no cliente. Os fatores citados funcionam como um norte, um guia ao terapeuta. A TCC é uma terapia cheia de recursos a serem utilizados e o melhor será escolhido para cada cliente.

1) Sessão estruturada

Uma sessão de TCC não é realizada de forma improvisada. A partir da primeira sessão, o psicólogo busca organizar as informações trazidas pelos clientes, de forma a tornar mais ágeis as intervenções que se farão necessárias. Com a sessão estruturada, um ambiente de maior disciplina em relação a dinâmica das sessões é criado no setting terapêutico, porém sem rigidez.

2) Didatismo

O terapeuta ensina TCC ao cliente, para que ele entenda seu próprio funcionamento, traduzindo seus pensamentos e emoções em linguagem acessível. Ao longo das sessões ele aprende como sua mente funciona e os porquês dos comportamentos. Com isso, o cliente se torna capaz dele próprio começar a organizar-se sem a presença do terapeuta.

3) Resolução de problemas

São levantadas questões centrais em relação as dificuldades enfrentadas pelos clientes e a terapia concentra esforços para que superem suas dificuldades através do autoconhecimento e do desenvolvimento de habilidade sociais.

Outras organizações de sessão são possíveis devido ao grande leque de técnicas que a TCC têm a sua disposição, que serão usadas conforme a experiência do terapeuta. Falarei mais sobre elas em outra oportunidade.

Related Posts

6 Replies to “Como é uma sessão de Terapia Cognitivo-Comportamental”

  1. A TCC é bem abrangente, e nos torna bem mais capaz o porque dos problemas em questões, con ricas técnicas para sanar os mesmos. Cursei a disciplina e gostei bastante.

    1. Olá Beatriz, vou colocar um trecho de uma monografia que aborda a questão sob o ponto de vista da TCC.

      “Existem 2 tipos de TCC aplicada a problemas de aprendizagem, uma que enfatiza o controle de antecedentes e outra que enfatiza o controle de conseqüências.

      No controle de antecedentes, a intervenção precede a ocorrência do comportamento acadêmico. Coloca-se a ênfase nos fatos cognitivos que precedem a dificuldade comportamental. Usa-se o treinamento de autoinstrução e treinamento de estratégia. No treinamento de auto-avaliação aprende-se a verbalizar para si próprio silenciosamente perguntas, informações e julgamentos que afetam seu desempenho e no treinamento de estratégia, aprende-se a resolução positiva de problemas, sendo necessária no ajuste social e no desempenho acadêmico.

      No controle de conseqüências, a intervenção ocorre depois de ter ocorrido à conduta, a ênfase é ressaltada na analise e resposta do problema escolar. Usa-se o auto-monitoramento da conduta e /ou auto-avaliação como estratégia terapêutica. No auto-monitoramento a criança aprende a se observar durante as atividades acadêmicas, tendo como conseqüências, melhoras na atenção e no aumento da produtividade.

      Sendo a memória, atenção e a metacognição características cognitivas precárias em estudantes com transtornos de aprendizagem, a TCC sugere que o resgate destas habilidades capacita o estudante a envolver-se de forma mais eficiente nas tarefas acadêmicas.”

Deixe uma resposta para RICARDO VALÉRIO GOMES FEITOSA Cancelar resposta