O que é Terapia Cognitivo-Comportamental

o que terapia cognitivo-comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma linha teórica de psicoterapia que foi desenvolvida na década de 1960 pelo Dr. Aaron T. Beck e que tem sida extensivamente pesquisada ao longo dos últimos 50 anos.

Foi inicialmente desenvolvida para tratar casos de Depressão que eram resistentes as intervenções psicoterápicas utilizadas na época. Atualmente, tem sido utilizada como terapia de primeira escolha para diversos transtornos mentais (Episódios de Depressão, Transtornos de Ansiedade, TOC, Transtorno Afetivo Bipolar, etc). Ao contrário de muitas formas de psicoterapia, a TCC é uma abordagem focada na resolução de problemas, orientada para a prática e o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem e sociais. O objetivo é ajudar as pessoas a sentirem-se bem, buscando alívio do desconforto emocional a curto/médio prazo e a continuarem se sentindo bem após o término do tratamento, por um período prolongado. Nesse sentido, sua eficácia foi demonstrada em milhares de ensaios clínicos.

Terapeuta e cliente trabalham juntos para identificar e resolver problemas. Os terapeutas ajudam as pessoas a superarem suas dificuldades ao ensiná-las a mudarem seus pensamentos, comportamentos e respostas emocionais. Ao longo da terapia, o cliente percebe a importância e a influência que seus pensamentos têm na manutenção de suas dificuldades pessoais. Para tal, utiliza de diversos recursos, como “tarefas de casa” a serem realizadas fora do horário de terapia, leituras especializadas, filmes, musicas e qualquer outro recurso que possa ser valioso no tratamento.

A intervenção em TCC é sempre personalizada, com cada pessoa tendo um plano terapêutico específico, sendo adaptada ao tratamento de todas as faixas etárias, casais, grupos e famílias. Foi considerada eficaz em mais de 1.000 estudos, para uma gama de transtornos mentais, incluindo transtornos de personalidade. Também tem sido demonstrado ser eficaz como coadjuvante para tratamentos com psicotrópicos, potencializando seus resultados. Atualmente, a recomendação é que as pessoas busquem a ajuda de ambos os profissionais, psicólogos e psiquiatras, para um tratamento mais efetivo.

Mais informações sobre o que é TCC serão periodicamente adicionados a este site na categoria “Fundamentos da TCC“.