Como funciona?

Psicólogo Cadastrado pelo Conselho Federal de Psicologia

1) Profissional Responsável

Marcus Vinicius Rossi de Oliveira
CRP 19/003346

Situação cadastral no CFP para atendimento Online: clique aqui.

2) Como Funciona:

A Psicoterapia Online é um serviço de atendimento psicológico regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia. O psicólogo autorizado a prestá-lo possui cadastro no e-Psi e o disponibiliza para consulta dos clientes, atestando a regularidade de sua situação.

  1. Os serviços prestados por mim por meio eletrônico são o atendimento psicológico por videoconferência. Utilizo o Skype para a realização dos atendimentos.
  2. O valor por sessão será informado diretamente ao cliente por
    Celular: (79) 99146-9396 ou Email: marcus.rossi@outlook.com
  3. A duração da sessão é de 50 minutos.
  4. Eu atendo pessoas a partir dos 16 anos, sendo possível em casos excepcionais inicio a partir dos 14 anos – a ser acordado comigo sobre a demanda do cliente. Nos casos de menores de idade os pais ou responsáveis devem preencher a ficha de autorização para o atendimento, que pode ser baixada aqui.
  5. Firmamos contrato de atendimento, que pode ser lido e baixado aqui. Este deve ser preenchido, escaneado e enviado para mim por email.
  6. Não há limite de idade para o atendimento, sendo somente necessário que o cliente tenha lucidez para participar das sessões e conhecimentos suficientes sobre a utilização de computadores, internet, email e ferramentas de comunicação instantânea.
  7. Não há limite de sessões para a psicoterapia online.
  8. Atestado de comparecimento e Declaração de que frequenta sessões de psicoterapia serão fornecidos caso o cliente necessite levá-los ao empregador ou junta médica.

3) Sigilo Profissional

O sigilo é a regra. Os encontros por vídeo não são gravados. O prontuário físico do cliente (minhas anotações) é mantido em local seguro.

De acordo com o Código de Ética do Psicólogo:

Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Suspensão do sigilo

O sigilo poderá ser suspenso e levado à família, responsáveis legais ou autoridades caso o assunto tratado durante a sessão colocar em risco a vida do cliente ou de terceiros, como por exemplo, planejamento efetivo e eminente de tentativa de suicídio ou execução de crimes. O cliente será informado previamente sobre a suspensão da confidencialidade.

De acordo com o Código de Ética do Psicólogo:

Art. 10– Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

Art. 11– Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código.

Parágrafo único– Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.

Prontuários

No caso do atendimento via internet, farei o registro das sessões no prontuário do cliente da mesma maneira que faço no consultório físico, através de registro manual, utilizando caneta esferográfica. As únicas informações que manterei em meio eletrônico serão a ficha cadastral do cliente e eventuais email ou mensagens de WhatsApp trocados para esclarecimento de dúvidas em relação a prestação do serviço. Isso assegura que nenhuma informação pessoal fornecida durante as sessões possam ser obtidas por pessoas mal intencionadas.

O prontuário poderá ser solicitado pelo cliente, no que eu farei um relatório dos atendimentos realizados. No caso de menores de idade, caso os pais requeiram o prontuário, será fornecido com o consentimento por escrito do menor e sem conter informações que o mesmo não deseje que sejam reveladas. Isso é garantido devido ao sigilo das comunicações psicólogo-cliente. O relatório será digitalizado e enviado por email.

Segurança Online

Do meu lado das comunicações, garanto a manutenção sempre atualizada do computador, Sistema Operacional e antivírus, além de conexão estável de internet.

4) Formação Profissional

Sou Psicólogo com Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e possuo vários anos de experiência em Psicologia Clínica (saber mais).

5) Contato para atendimento online

Através do celular (79) 99146-9396 (TIM / WhatsApp) ou email marcus.rossi@outlook.com

6) Saiba mais sobre Atendimento Psicológico Online acessando os seguintes links

  1. Resolução CFP Nº 11/2018 – Atendimento Online
  2. Código de Ética do Psicólogo
  3. Conselho Federal de Psicologia
  4. Conselho Regional de Psicologia – Sergipe