O que é Depressão?

É um estado de alteração do humor, em que observamos alterações cognitivas e comportamentais significativas em relação ao funcionamento normal da pessoa. Sintomas da depressão incluem perda de interesse em coisas que antes causavam prazer, pouca vontade e energia de fazer coisas rotineiras, perda ou ganho de peso/apetite, pensamentos bastante negativos e catastróficos, dentre outros.

É um transtorno relativamente comum de ocorrer e boa parte das pessoas pode vir a ter pelo menos um episódio depressivo durante a vida. Segundo a TCC, o problema se origina nos pensamentos. Um indivíduo passa a desenvolver depressão quando assume padrões de pensamentos negativos, pessimista e catastróficos de maneira persistente, ao ponto de afetar seu humor de maneira mais intensa. Isso não quer dizer que pessoas pessimistas sejam deprimidas, é preciso observar o conjunto, forma e frequência desses pensamentos e de que maneira podem estar associados a depressão.

Alguns eventos de vida podem levar o indivíduo a depressão e não precisam necessariamente serem eventos traumáticos. Basta que condições específicas que afetem as vulnerabilidades pessoais aconteçam para que esta se instale. É comum ouvirmos falar que “fulano tem de tudo na vida e está deprimido”. isso é possível pois a depressão é um transtorno originado nos pensamentos, na percepção pessoal e não necessariamente em fatos ou evidências da realidade. na TCC investigamos e tratamos a depressão a partir da investigação dos pensamentos, para que o cliente aprenda a lidar com eles e volte a suas atividades rotineiras o mais breve possível.

Quer saber mais? Entre em contato comigo!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Falar no WhatsApp