O que é Ansiedade?

É um mecanismo biológico de reação a percepção de ameaças a nossa integridade física ou emocional. Quando identificamos alguma ameaça, nosso cérebro reage imediatamente, em especial uma região chamada amídala. Ou seja, a ansiedade é um mecanismo de proteção do organismo, necessário a sobrevivência.

O problema começa quando este mecanismo passa a funcionar de maneira inadequada e isso acontece nos transtornos de ansiedade. Nesses transtornos, essa região cerebral fica sendo estimulada muito mais vezes e em diversas situações além do normal, causando muito sofrimento a pessoa. Isso é muito comum, por exemplo, na síndrome do pânico, em que a pessoa tem medo de eventos que são bastante improváveis de ocorrer.

Essa estimulação é causada pelos pensamentos, pela forma como a pessoa está passado e avaliando as situações de sua vida. Na TCC corrigimos esta percepção e atuamos também para mudar as circunstâncias causadora da ansiedade 9se possível), já que muitas vezes a percepção de perigo não necessariamente possui evidencias na realidade (Isso é tratado na terapia também).

Quer saber mais? Entre em contato comigo!

×

Powered by WhatsApp Chat

× Falar no WhatsApp